domingo, 15 de abril de 2012

O primo rebelde e o primo tranquilo

Um era rebelde, o outro tranquilo. Um era o primo rebelde. O outro, o primo tranquilo.

Um se adapta ao sistema. O outro questiona qualquer tema.

Um quer entrar no mercado. O outro quer criar um novo mercado.

Um quer descansar, o outro quer inventar.

Um é o primo rebelde, o outro o primo tranquilo.

Ambos são advogados. Um é advogado que da pequenos golpes. O outro defende grandes golpistas corporativos

Um vende seguro de carros. O outro analisa o mercado de seguro de carros para os bancos decidirem se investem nisso.

Um quer enganar a elite. O outro sabe que se você enganar a elite é porque ela não é elite. Pois a elite é elite justamente por não se deixar enganar.

Um tenta burlar o seguro. O outro trabalha no cálculo de riscos dos bancos e insere no custo dos seguros as pessoas que conseguem burlar provisoriamente, prevendo o custo da investigação e o lucro futuro da grande multa que essas pessoas terão.

Um é self made man da malandragem, quer ser livre e ser um golpista independente. O outro topa ser sócio bem menor desde que o grandioso golpista chefe crie uma bela justificativa corporativa (incluindo a função social) e lhe dê carteira assinada.

Um era o primo rebelde, o outro o primo tranquilo.

Um, como todo pequeno burguês adolescente, gosta de se gabar de sua amoralidade, gosta de afirmar que esta acima da moral pequeno burguesa. O outro, como um agregado da grande burguesia, não pratica a moral pequeno burguesa, mas adora defendê-la com frases prontas e argumentos pré-fabricados por ideólogos corporativos.

Ambos tem preocupação social. Um termina o dia dando aula em colégio de estado falido e participa da greve dos professores do estado. Outro é executivo muito bem renumerado de uma ong educacional presidida por um banqueiro que ajuda os pobres com dinheiro incentivado do Estado falido.

Um era o primo rebelde. O outro , o primo tranquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário