quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A goleada da vida

Estou cada vez mais convencido: a consciência e a presença da morte é fundamental para aproveitar bem a vida!
Um único exemplo: imagina se toda vez que eu fosse falar eu tratasse essa fala com a importância das "últimas palavras". Não falaria mais bobagem nunca.

O perigo de pensar na morte é você ficar ansioso e querer aproveitar a vida. Aí fica tudo muito tenso. Isso acontece no inicio, nos primeiros momentos da sua real consciência da morte.

Mas com o tempo a ansiedade passa.

Pois ao pensar sempre na morte você começa a perceber algo fantástico: na grande maioria dos momentos da vida, NA GRANDE MAIORIA MESMO, você NÃO morre!

Você só morrerá por um segundinho. E lá na frente. Até o momento a vida esta ganhando esse jogo. E de goleada.

Aí você vai ficando tranqüilo. Pensar na morte faz voce perceber a vitoria da vida.
Até na hora h, mesmo na hora da morte, você é mais tolerante com a dita cuja. Poxa, afinal o seu time (a vida) esta ganhando de goleada. Que que tem ela fazer um golzinho?
Assim, com a consciência da vitória da vida sobre a morte é que você supera a ansiedade chata de "aproveitar a vida". Mas continua valorizando cada instante dela.

Mas, ao invés de gastar energia em tudo, começarás a escolher mais. Escolher com quem estar, o que falar, o que fazer. Isso é ser um sábio. Deve ser isso a tal da iluminação.

Resumindo: você só chega a iluminação através da consciência da morte. Aliás, o que é a meditação além de uma morte em vida? E xamanismo é ritual de passagem.

É tudo para a gente lembrar da morte, perceber a vitoria da vida e com isso ficar mais tranquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário